Translate

CORAÇÃO E ÁLCOOL: UM RELAÇÃO PERIGOSA À SAÚDE.

      O consumo de álcool no Brasil vem aumentando de forma assustadora nas últimas décadas. De acordo com um relatório da Organização  Mundial de Saúde (OMS) sobre álcool, divulgado em fevereiro de 2011, mostra que o Brasil é um dos países em que o consumo de bebida alcoólica mais cresceu nos últimos anos. Porém, isso é apenas uma parte do problema. Os efeitos nocivos do álcool são devastadores. 
   Na saúde do individuo, ele provoca distúrbios orgânicos graves: FÍGADO ( esteatose hepática, hepatite alcoólica, cirrose hepática), CORAÇÃO (miocardiopatia dilatada, insuficiência cardíaca congestiva), PSIQUIÁTRICO (alucinações, psicoses, delirios, depressão). No convivio social, o álcool causa aumento importante no número de casos de violência, acidentes de trânsito, desarranjo familiar. Além disso, o custo social e financeiro ao Estado é muito grande: Aposentadorias precoces, mais internamentos hospitalares nos serviços  de saúde, aumeto da mortalidade etc.
      No entanto, as pesquisas cientificas recentes têm mostrado que o uso moderadamente de álcool como uma taça de vinho tinto ou suco de uva diariamente pode reduzir a mortalidade por infarto do coração ou derrames cerebrais em até 64%. Isso porque o vinho contém substâncias ricas em flavonóides que são antioxidantes e daí evitam a formação de placas de gorduras nas paredes das artérias, principalmente no cérebro e coração.