Uma pesquisa publicada recentemente no British Medical Journal revelou que a saúde da boca está relacionada diretamente com a saúde geral do paciente. De acordo com o estudo feito com 12 mil pessoas, quem não escova ou escova apenas uma vez por dia, tem mais chance de apresentar problemas cardiovasculares. Isso porque, quem não escova bem ou escova pouca, tem maior possibilidade de ter gengivite. As bactérias que provocam a inflamação da gengiva entram na corrente sanguínea e vão se alojar nas artérias ou válvulas do coração. As consequências são a predisposição à obstrução das artérias e daí o infarto do miocárdio ou lesões das válvulas cardíacas resultando em doenças graves que podem necessitar de tratamento cirúrgico.Os especialistas dão dicas de como fazer para fazer a escovação correta dos dentes. "Uma boa escovação começa com um forte bochecho com água, na pia do banheiro. A pessoa ao escovar precisa ver os movimentos, de preferência sem muita força, de forma circular em volta dos dentes com a ponta da escova, colocar as cerdas próximas à gengiva".
As escovas não duram. Eles devem ser trocadas com certa frequência. Toda vez que a escova estiver com as cerdas esgarçadas, com as pontinhas começam a ficar alteradas, a escovação não será eficaz, porque a cerda deve ser bem macia para poder limpar os dentes em volta da gengiva”.
A escova de dentes deve ser trocada no máximo a cada dois ou três meses. Os dentistas dizem que não é preciso exagerar na quantidade de pasta de dente. O equivalente a um grão de ervilha é o suficiente, já que a parte importante da limpeza no uso adequado da escova.