Translate

Homens que sofrem de insônia morrem mais do coração, diz estudo


A insônia caracteriza-se pela dificuldade em iniciar e/ou manter o sono e pela sensação de não ter um sono reparador.É o transtorno do sono mais comum, respondendo por cerca de 25% das queixas em clínicas especializadas em distúrbios do sono.
Pesquisadores norte-americanos concluíram que homens que sofrem de insônia apresentam um risco maior de morte total e cardíaca.Um total de 23.447 homens foram avaliados no ano de 2004 quanto presença de sintomas de insônia (dificuldade para iniciar e/ou manter o sono, despertar de manhã cedo e sono não reparador). Os pacientes foram acompanhados até 2010.
Após criteriosa análise estatística, o risco relativo de mortalidade total foi 25% maior quando havia dificuldade em iniciar o sono, 9% maior para dificuldade em manter o sono, 4% maior para despertar de manhã cedo e 24% maior para o sono não reparador. Homens com dificuldade em iniciar o sono e que ainda referiram sono não reparador também tiveram um risco aumentado de mortalidade específica por doença cardíaca, quando comparados aos homens sem esses sintomas.
A polissonografia é o exame específico para diagnosticar os distúrbios do sono, podendo ser indicada na avaliação clínica desses pacientes.
Fonte: Circulation.
Comentarios do autor desse Portal:
Esse é mais um estudo que associa insônia e com um risco aumentado de morte, inclusive de origem cardíaca.A insônia associa-se também a maior prevalência de obesidade.É fundamental a pesquisa da causa e o tratamento desses sintomas.O profissional mais afeito a esse diagnóstico é o neurologista especialista em distúrbios do sono, embora muitas vezes clínicos possam diagnosticar a causa do sintoma (depressão, por exemplo), bem como tratá-lo de forma adequada.