Translate

RONCO E APNÉIA DO SONO PODEM TRAZER DISTÚRBIOS CARDÍACOS GRAVES

O sono é uma função básica e essencial para a manutenção da saúde. É considerado uma necessidade vital do organismo. Durante o sono ocorrem processos metabólicos importantes que, se forem alterados, podem afetar o equilibrio do corpo. Quem dorme menos que o necessário tem menos vigor físico, envelhece precocemente, está mais propenso às infecções, à obesidade, à hipertensão arterial, às arritmias cardíacas e ao diabetes.O ronco pode ser ocasionado pela posição da pessoa ao dormir, geralmente de barriga para cima. Quando o indivíduo deita dessa maneira, a boca se abre e o queixo desloca-se para trás juntamente com a língua pressionando a garganta. Isso facilita a ocorrência do barulho. Em relação ao ronco rítmico, que não tem ligação com a postura ao deitar, são vários os fatores que influenciam, como adenoides e amígdalas muito grandes, alergias (rinites), desvio de septo, pólipos nasais e, principalmente, mandíbula pequena. Diversos desses problemas provocam a obstrução do nariz e a pessoa respira pela boca. Mesmo obstruções menores podem obrigar a pessoa a desenvolver a respiração bucal, o que sempre representa uma solução ruim, embora necessária nesses momentos. O álcool e calmantes são outros motivos que podem gerar o ronco, pois levam ao relaxamento dos músculos da faringe. Por fim, a obesidade também contribui muito para o aparecimento do problema, pois a faringe é passível de infiltração gordurosa, e isso agrava a obstrução. 
      Em pacientes portadores de doença arterial coronária, ou seja, como aqueles que já sofreram infarto do miocárdio ou já foram revascularizados( "safenados"), doentes com INSUFICIÊNCIA CARDÍACA, ARRITMIAS CARDÍACAS GRAVES e  que apresentam APNÉIA DO SONO, têm um risco de morte súbita muito elevado. A apneia do sono é um estágio avançado do ronco, quando há parada respiratória provocado pela obstrução das vias aéreas durante o sono. No adulto, considera-se apneia após 10 segundos de respiração interrompida. A pessoa que ronca deve procurar orientação médica. O exame chamado polissonografia pode ser solicitado para auxiliar no diagnóstico. Este exame é feito em clínicas do sono, na qual a pessoa dorme e seu sono é monitorado durante toda à noite. Existem algumas modalidades de tratamento para o ronco e a apneia do sono. Dentre elas estão o CPAP (máscara nasal), os aparelhos bucais de avanço mandibular e as cirurgias. Associações entre essas terapias somadas à higiene do sono e fonoaudiologia são frequentemente utilizadas para potencializar os resultados. A higiene do sono consiste de várias orientações aos pacientes com o objetivo de promover um sono contínuo e eficiente. É muito utilizada em associação com quaisquer medidas terapêuticas (CPAP, aparelhos bucais, cirurgias) a fim de modificar hábitos inadequados com relação ao sono e melhorar a qualidade de vida.





LICOPENO: SUBSTÂNCIA DO TOMATE QUE PROTEGE O ORGANISMO DE DOENÇAS CRÔNICAS E DEGENERATIVAS

Licopeno é o pigmento que confere cor avermelhada ao tomate. É uma poderosa substância antioxidante que protege o organismo contra processos cancerígenos, ateroscleróticos e degenerativos. Ela atua bloqueando os radicais livres que são responsáveis pelo estresse oxidativo resultando disso, danos celulares e mutação genética. As consequências clínicas, dessas alterações celulares, são o envelhecimento precoce, o aparecimento de doenças cardiovasculares e de processos cancerígenos. O licopeno pertence à familia dos carotenoides. É encontrado em frutas e vegetais, principalmente, o tomate, goiaba, melão e mamão papaia. Há comprovação clínica de que os carotenoides, como o licopeno, beneficiam a saúde humana por desempenhar um importante papel no funcionamento celular. O organismo humano é incapaz de sintetizá-los a partir de precursores endógenos, por isso acaba sendo totalmente dependente das fontes dietéticas. Portanto, é recomendável o consumo de alimentos, como frutas e vegetais, ricos em antioxidantes de maneira em geral para prevenção de doenças crônicas, degenerativas e processos cancerígenos, como o de próstata. Em pacientes de alto risco, como idosos e aqueles com forte histórico familiar, a suplementação medicamentosa pode ser indicada. Sob orientação médica, nesses pacientes deve ser prescrito licopeno de tomate(LICCO) do laboratório Baldacci, 1 cápsula gelatinosa uma vez ao dia, sempre com acompanhamento médico.

SUPERPÍLULA PROMETE REDUZIR O RISCO DE INFARTO E "DERRAME CEREBRAL" , EM ATÉ 60%

Uma superpílula, que reunirá num único comprimido quatro medicamentos para combater as doenças cardiovasculares deve ser testada em 22 hospitais do país em quatro meses. Estudos iniciais, feitos no Brasil pelo HCor (Hospital do Coração), em São Paulo, indicaram que a polipílula reduziu em até 60% os riscos de uma pessoa sofrer infarto ou acidente vascular cerebral (AVC,o derrame), além de controlar o colesterol e a pressão arterial.
     O multicomprimido combina duas substâncias para o controle da pressão arterial, uma que atua sobre o colesterol e outra que evita o entupimento dos vasos sanguíneos do coração. Comprovada a função preventiva do remédio, agora os pesquisadores irão verificar como ele age em pacientes que já tiveram problemas cardiovasculares.
    E o Ministério da Saúde já aguarda esses resultados para incluir o medicamento na lista de remédios distribuídos gratuitamente - o que deve ocorrer em 2013. No país, as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte.
    Cerca de 2.000 pacientes brasileiros que já tiveram infarto ou derrame testarão o produto, por 18 meses, nessa segunda fase de pesquisa. Outros cinco países também participarão dessa etapa. Otávio Berwanger, diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital do Coração e coordenador nacional da pesquisa, diz que na previsão "mais pessimista", o tratamento experimental com pacientes deve começar em outubro ou novembro.